PUBLICAÇÕES EM DESTAQUE

Leia EDUPE - Informativo da Editora da Universidade de Pernambuco
Edição #08 - 15/08/2025
Inscrições abertas até 11 de setembro para o Edital Extra do Programa de Edição de Livros da EDUPE. Serão selecionadas até 20 obras acadêmicas inéditas produzidas por servidores da UPE (docentes e técnicos-administrativos), ativos ou aposentados, conforme os requisitos do edital.
O objetivo é difundir o conhecimento gerado no âmbito da prática acadêmica da instituição, contemplando as diversas áreas do saber, como Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, entre outras.
As propostas serão submetidas à avaliação técnica e de mérito, com base em critérios como relevância científica e cultural, originalidade, consistência teórica e potencial de impacto. As obras aprovadas serão publicadas com recursos da EDUPE, sem ônus para os proponentes, e integrarão selos ou coleções da editora.
PUBLICAÇÕES EM DESTAQUE
Residência intersetorial em primeira infância – Coletânea: A intersetorialidade como princípio de atuação entre o cuidar e o intervir na primeira infância [ebook]
Org. Governo do Estado de Pernambuco, Secretaria da Criança e Juventude, Universidade de Pernambuco e Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal
A publicação reúne os projetos de intervenção desenvolvidos pelos participantes da primeira turma da Residência Intersetorial em Primeira Infância, iniciativa pioneira no Brasil. O curso promoveu a formação profissional e acadêmica de profissionais e gestores das áreas de saúde, educação e assistência social que atuam na Primeira Infância em todo o território pernambucano.
Pedagogia Plural
Ricardo Nagô
O livro oferece uma abordagem pedagógica atual e potente, destacando desafios e possibilidades para uma educação antidiscriminatória, fundamentada na Pedagogia Plural. Ao explorar o contexto histórico-social e educacional, a obra revela as marcas do racismo estrutural, responsável pelo silenciamento de indígenas, negros, mulheres, trans, deficientes e idosos. Conduzindo à reflexão, a obra propõe caminhos para abordar as relações étnico-raciais nas instituições de ensino.
61 anos do golpe e da ditadura de 1964 em Pernambuco: arte, cultura e mundos do trabalho e dos/as trabalhadores/as - Volume 2 [ebook]
Org. Thiago Nunes Soares
Este volume da coletânea aborda, sob a ótica da arte, cultura, mundos do trabalho e dos trabalhadores e dos/as trabalhadores/as, como foi o golpe de 1964 e os desdobramentos da ditadura em Pernambuco.
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES
Até agosto de 2025
Narrativas da Frente Oriental: A Marcha, o Destino e o Trauma de um Soldado Austro-Húngaro (1914-1915)
Karl Schurster, Óscar Ferreiro Vásquez e Francisco Carlos Teixeira da Silva
A obra é um registro único das experiências de Eugen Spiegel, um soldado austríaco que participou da Primeira Guerra Mundial na Frente Oriental. Por meio de um diário pessoal detalhado, Spiegel narra as exaustivas marchas, os combates intensos e a brutalidade da guerra, enquanto descreve a devastação de vilarejos, a camaradagem entre os soldados e o impacto psicológico do conflito. É abordada a emblemática Batalha de Lemberg, oferecendo uma rara visão sobre as operações militares e as condições humanas enfrentadas pelos combatentes na Galícia (região da Europa Central entre a Polônia e a Ucrânia). Este diário, agora publicado pela primeira vez em língua portuguesa numa parceria entre a EDUPE e o Centro Cultural Brasil - Alemanha, se destaca como uma contribuição essencial para o estudo da guerra e das experiências individuais que moldaram o século XX.
Educação ambiental e científica para um futuro sustentável
Mariana Guenther
Esta obra apresenta resultados de pesquisas baseadas em revisões bibliográficas e documentais, além de trabalhos de campo, bem como relatos de experiências em sala de aula, no campo e nas mídias e redes sociais digitais. Os textos aqui reunidos, fruto de anos de atuação da autora nas áreas de Educação Ambiental e Divulgação Científica, lançam um novo olhar, mais abrangente, sobre nossa práxis, mostrando a necessidade de embasamento científico para a consolidação de uma educação mais eficiente e duradoura.
O inimigo estrangeiro: xenofobia como prática midiática no Brasil (1917-1930)
Karina Kriegesmann
Criar o medo de “estrangeiros indesejados” e espalhar cenários sobre perigos da imigração não é apenas um fenômeno contemporâneo - tem uma longa história. O livro rastreia o surgimento e a disseminação dos medos em relação a estrangeiros no início do século XX. Usando o exemplo do Brasil como país de imigração, o objetivo é descobrir como os ressentimentos puderam ser despertados na esfera pública e em que medida esses ressentimentos estavam ligados à integração do país no cenário global. A imprensa desempenhou um papel central neste contexto, uma vez que foi capaz de comunicar os medos e promover sua difusão. Especificamente, o estudo analisa como os atores midiáticos tentavam criar cenários de perigo em torno da imigração e transmitir a xenofobia no Brasil.
História da Escrita da História em Pernambuco: a produção da pós-graduação entre 2003-2023 [ebook]
Org. Juliana Alves de Andrade, Humberto da Silva Miranda e Uiran Gebara da Silva
A coletânea busca mapear e problematizar os temas que estão sendo investigados nos Programas de Pós-Graduação em História em Pernambuco, na tentativa de identificar tendências na pesquisa histórica, contribuindo assim para a ampliação do debate historiográfico. Os artigos trazem uma discussão variada de temas, áreas e problemas como: cultura material, igreja e estado, livro didático, histórias das infâncias, educação patrimonial, decolonialidade, racialização e ensino de história.
Anais do V Seminário Internacional da SEO: Brasil no século XIX [ebook]
Org. Lídia Rafaela N. Santos, Mariana A. Dantas e Paula Botafogo Carricchio Ferreira
O ebook reúne os trabalhos apresentados no V Seminário Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos dos Oitocentos (SEO), realizado no Recife por meio de uma parceria entre a SEO, UFRPE, UFPE, UPE e Anpuh-PE. A Confederação do Equador foi a temática escolhida para orientar as discussões, tomando a efeméride dos 200 anos como um estímulo para a reflexão sobre diferentes aspectos da construção do Estado nacional brasileiro no período.
EDUPE - Editora da Universidade de Pernambuco
Reitora: Maria do Socorro Cavalcanti. Vice-Reitor: José Roberto Cavalcanti. Diretor Científico e Coordenador da EDUPE: Carlos André Moura. Secretário Executivo: Felipe Ramos. Assistente Administrativo: Renan Cortez. Diagramadores e designers: Aldo Barros, Danilo Catão e Eni Vieira.
A newsletter Leia EDUPE é editada pela Diretoria de Comunicação da UPE.
Comunicação Digital: Anizio Silva.
Atendimento: Reitoria da UPE - Bloco B
Avenida Agamenon Magalhães, S/N
Santo Amaro - Recife - PE
CEP 50100-010
Fone: +55 81 3183.3724
e-mail: edupe@upe.br